quinta-feira, 1 de março de 2012

Cogito ergo sum


"Há metafísica bastante em não pensar em nada.

O mistério das cousas? Sei lá o que é mistério!

O único mistério é haver quem pense no mistério.

Quem está ao sol e fecha os olhos,

Começa a não saber o que é o sol

E a pensar muitas cousas cheias de calor." - Fernando Pessoa



De fato Sociologia e Filosofia são vertentes para as quais não há consumo seguro.

Ou você abstrai, deita a cabeça sobre a mesa e classifica tudo aquilo como bobagens sem finalidade alguma, ou você luta consigo mesmo para abrir sua mente e libertá-la dos sensos comuns, preconceitos e esteriótipos, principalmente o do sêlo científico.

O senso comum instaurado nos mais diversos âmbitos com relação a esses estudos resumesse a uma única palavra: inutilidade. Como abrir a mente para a Filosofia ou para a Sociologia estando imbuído até as entranhas com o conceito de que essas são matérias inferiores, sem serventia?

Esse tipo de opinião geral é mais uma evidência da já tão comentada banalização das faculdades de raciocínio, e nesse respeito, eu particularmente gostei muito de uma analogia feita pela minha professora de Sociologia esses dias. Parafraseando, ela disse algo mais ou menos assim: As pessoas valorizam muito mais a disciplina de Química do que a de Sociologia, por exemplo, julgando a segunda citada total falta do que fazer, porém eu nunca vi um átomo. Agora, a sociedade eu enxergo todos os dias.

A intenção aqui não é menosprezar a Química ou qualquer outra matéria. O exemplo dado por ela tem apenas o intuito de mostrar que um átomo é muito mais abstrato do que as teorias de estudo e compreensão do ser humano e da sociedade.

Fazendo minhas as palavras dela, eu também nunca vi um átomo (aliás nenhum de nós já viu), entretanto isso não rotula o estudo da Química como algo inútil e sem propósito. Porém em contraste com isso, me deparo com o bicho homem todo santo dia, religiosamente. Cada vez que olho ao redor enxergo a sociedade da qual sou parte. E como é possível fazer parte plenamente de uma sociedade e contribuir para o progresso desta sem entender o que isso envolve, quais seus fenômenos e processos?

O pensamento crítico é tão importante quanto o conhecimento científico, cada um na sua alçada.

Podemos adquirir todo o conhecimento científico do mundo. Sem pensamento crítico, continuaremos com os dois pés na lama afundando nossa sociedade cada vez mais na mediocridade e ignorância.

O conhecimento não ocupa espaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou deste post? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda!